Como deixar seu LIVE mais profissional – Produtora de Vídeo

Como deixar seu LIVE mais profissional

Mostre ao vivo o que está acontecendo na sua empresa
15 de março de 2017
Vídeo no lugar de textos?!
18 de abril de 2017

No post anterior, mostramos o passo a passo para realizar um LIVE e falamos da importância desse recurso para transmitir momentos como um lançamento de produto ou algum evento da sua empresa. Agora vamos dar dicas de como deixar o seu LIVE com mais qualidade.

Acompanhe os passos:

1.Certifique-se que a conexão é de qualidade

Para fazer um streaming ao vivo é preciso ter uma boa conexão. Se você estiver em um lugar onde não tem Wi-Fi disponível, a rede 4G é a mais confiável para usar o Facebook Live. A rede social não mostra o mínimo exigido – apesar do aplicativo alertar se a conexão estiver ruim antes mesmo da transmissão começar.

No geral, uma internet com download de 10 Mbps e um upload de 1 Mbps já são suficientes para segurar a transmissão. Não esqueça verificar se o sinal Wireless está bom no local onde vai começar a gravar.

2.Prepare a cena

Antes de começar a filmar, fique atento ao ambiente. Veja se há algo em volta que você não deseja mostrar na Internet, principalmente se estiver em casa. A rede social vai tentar construir uma audiência para a transmissão mandando notificações para o público selecionado no LIVE. Portanto, preste atenção nesse detalhe antes de começar o vídeo.

3.Preste atenção na iluminação e no enquadramento

Tenha um cuidado especial com a iluminação. Evite começar a transmissão em lugares escuros. Isso pode confundir quem está assistindo a gravação, além de deixar a imagem com uma qualidade ruim.

Lembre-se que as pessoas estão ali porque querem ver o que está acontecendo. Existem alguns flashes externos para smartphones que podem ser uma alternativa interessante para uma boa iluminação portátil. Outra dica é certificar-se de que o enquadramento está mostrando tudo o que precisa estar em cena.

O Facebook Live também permite adicionar filtros. Você pode deixar a imagem em preto e branco, por exemplo. O legal é que os filtros podem ser trocados enquanto a transmissão está ao vivo. Para isso, basta apertar o botão ‘bastão mágico’, posicionado no canto superior esquerdo.

4.Evite fazer imagens tremidas

Movimentos muito rápidos com o celular podem desestabilizar a imagem. Isso deixa a transmissão borrada e pode passar a sensação de que o vídeo está travando. Uma dica para quem tem as mãos trêmulas é comprar um acessório como o Shouderpod S1. Ele tem uma alça que permite um ajuste mais firme do celular com a mão. Para fazer filmagens em casa, um tripé específico para smartphone pode ajudar resolver o problema.

5.Ajuste o áudio

A qualidade de áudio também é importante. Antes de tudo, evite tampar com os dedos a saída do microfone. Muitas vezes essa é a causa do áudio ter o aspecto de abafado.

Se você deseja dar um upgrade na captação de som, invista em um microfone externo. O microfone de lapela é uma boa saída para abafar bem o som ambiente e os ruídos externos.

Para encerrar a transmissão, basta clicar em CONCLUIR. O Facebook vai mostrar estatísticas, como quais usuários assistiram e o tempo que o vídeo ficou ao vivo. Você pode escolher por publicar ou excluir esses dados. Dependendo da performance do LIVE, vale a pena publicar essas informações.

Agora que você já conhece os motivos para utilizar esse recurso e como deixá-lo apresentável, coloquem em prática todas essas dicas. Fique atento ao calendário da empresa, converse com os responsáveis por eventos, lançamentos, feiras e datas importantes. O LIVE é um recurso que tem como característica a transmissão de momentos e pode trazer uma audiência interessante se for bem utilizado.

Se ainda tiver dúvidas de como aproveitar o LIVE ao máximo, fale com a Bucket Effects. Contamos com profissionais qualificados e equipamentos de ponta para oferecer a melhor solução em vídeos para a sua empresa.

Bucket Effects, Produtora de Vídeo em Joinville, São Paulo e Belo Horizonte.

Os comentários estão encerrados.