7 dicas para não errar na produção de vídeo – Produtora de Vídeo

7 dicas para não errar na produção de vídeo

Vídeo institucional barato: é possível?
15 de junho de 2015
Confira o vídeo Ident da Kimyto
25 de junho de 2015

O que faz de um vídeo institucional um sucesso ou um fracasso? Seria o volume de investimento? Ou ter pessoas famosas?

A soma dos pontos positivos para um vídeo institucional de sucesso pode vir de uma conta com variáveis diversas e não aplicáveis para determinados tipos de vídeo. Mas, vamos te passar uma lista de pontos de atenção para você ter cuidado redobrado no momento do desenvolvimento e produção do seu vídeo para minimizar a possibilidade de um fracasso.

1. Elaboração do briefing

Primeiro, elabore um briefing consistente e objetivo, permeando o que quer e o que não quer no vídeo. O que não quer talvez seja mais importante citar do que o que quer. É sempre bom informar as cores, palavras, conceitos com os quais não deseja trabalhar, isso ajuda a equipe a não errar. E, claro, evidencie aquilo que quer mostrar, levando em consideração o objetivo do seu vídeo.

2. Optar pelo menor preço

Cuidado ao optar pela produtora de menor preço. Se você procurar sempre achará quem faz por um preço menor, isso não é difícil. Porém, o orçamento reflete também a experiência e competência da equipe. Converse com a produtora que mais te agradou o portfólio e entre em um consenso de orçamento, quem está no mercado quer trabalho, então provavelmente você conseguirá chegar no meio termo de valores atendendo com qualidade o seu trabalho.

3. Generalizar o assunto em um único vídeo

Não tente falar tudo sobre a empresa em um único vídeo de forma a transformá-lo em algo genérico e sem foco. Sabe aqueles vídeos que a gente fica até meio tonto e não entende nada? Pois é, isso é porque quem fez quis aproveitar o orçamento e o vídeo que já estava produzindo pra falar dos produtos, da empresa, da missão, da história, das coisas que deram errado, do crescimento, das novas filiais, ufaaa… Se procurarmos sempre temos mais para falar da nossa empresa, mas é importante focar no objetivo, até para ter um melhor resultado. Se preciso for, faça mais de um vídeo.

4. Engessar o processo criativo

Deixe a empresa que fará o storyboard, ou o texto, livre para criar coisas novas. Ideias diferentes e inovadoras ajudam a minimizar o fracasso de um vídeo. Mas é importante esclarecer se procura algo engraçado, sério, dramático… Enfim, que tipo de sentimento quer gerar no seu público para que não fuja do seu perfil.

5. Estética

A estética é tão importante quanto os itens anteriores. Procure um designer para fazer sua arte, ele fará algo harmonioso aos olhos e isso ajuda muito para que o público goste do conteúdo. Imagens sem resolução, espalhadas de qualquer forma, tipografias pobres e cores que não se combinam certamente levarão seu vídeo ao fracasso.

6. Duração do vídeo

Engana-se quem pensa que quanto maior melhor. Hoje em dia, com o tempo escasso das pessoas, quanto MENOR melhor. Faça um vídeo de um minuto e meio ou dois e você terá mais sucesso.

7. Locução destoante do ritmo do vídeo

Isso é bem importante. O ritmo do vídeo deve estar em harmonia entre a velocidade das imagens, cortes, áudio e trilha, se algum deles destoar parece que algo não se encaixa e todo seu trabalho anterior vai por água abaixo. Isso ocorre com frequência quando o vídeo é longo, mas você tem pouco tempo de duração contratado, aí você espreme tudo e pronto. Mas pense bem, lembre-se do que vamos dizer agora, permita-se tirar o que está sobrando, o que não é relevante para que a harmonia prevaleça, isso é mais importante que seu investimento ser mau usado.

Quando uma empresa faz um vídeo de qualquer jeito é um desrespeito com quem vai assistir, uma perda de tempo. Por isso, pense com respeito a quem vai assistir ao seu conteúdo. A técnica de vídeo é complexa, porque você tem muitos sentidos que são aguçados e se não seguirem uma harmonia, pode ser um fracasso. Agora é só seguir o passo a passo para não errar na produção de seu vídeo e ter muito sucesso. Conte com a Bucket Effects, produtora de vídeo de Joinville com sede em São Paulo e Belo Horizonte, para a produção dos seus vídeos.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *