A importância do roteiro para o vídeo institucional – Produtora de Vídeo

A importância do roteiro para o vídeo institucional

Ambientação: invista na apresentação do seu produto
12 de Maio de 2015
A arte da escrita traduzida em imagem
25 de Maio de 2015

Já analisou como é importante planejar antes de executar uma atividade? Os resultados são bem mais produtivos quando se determina antecipadamente as atividades que serão desempenhadas, traçando objetivos e analisando a realidade atual e futura que se deve alcançar.

No vídeo institucional é a mesma coisa, é necessário planejamento, e tudo começa com um bom roteiro, tanto no material captado, como animado. Por isso, se dedica mais tempo na elaboração do roteiro do seu vídeo que o produzindo, de fato.

É preciso atenção para o início do vídeo, ele deve demonstrar de cara que seu conteúdo é relevante. O seu público deve perceber que não será um desperdício de tempo, mas um ganho de conhecimento e que verá o que está buscando.

Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre roteiro no vídeo institucional.

Briefing

Aqui se encontra o processo inicial. Todo vídeo, especialmente um institucional, precisa de um briefing, que consiste em todas as informações que você como contratante precisa passar para a produtora de vídeo. Nessa etapa você expõe todas as suas ideias, as informações sobre seu produto/serviço, o que deseja atingir, o objetivo do vídeo institucional para o seu negócio.

Navegando nas informações

Após todas as informações obtidas no briefing, o roteirista inicia seu trabalho, tudo com base nas informações da etapa anterior. O objetivo agora é a definição da mensagem a ser seguida, a linguagem ideal, o tempo, o que funciona melhor com base no seu público-alvo e seu segmento de atividade. É necessário ter em mente que tipo de informação não pode ficar de fora.

Ponto chave do seu vídeo

Chegamos ao momento da escolha e localização da mensagem principal, o que vai fixar na mente das pessoas após assistirem seu vídeo institucional, o bom argumento.

O roteirista vai analisar e escolher esse ponto chave, que pode ser o slogan, o diferencial do produto/serviço, o jingle/locução e outros, mas precisa atingir o alvo como uma verdade. Podemos ter um vídeo muito bem feito com pouca verba, mas é necessário ter um bom argumento, com roteiro eficaz.

Megas produções podem sem dúvida ajudar em seu vídeo, mas não será a peça importante que irá atingir o público-alvo, sem uma boa defesa, sem um horizonte a ser seguido via o roteiro.

Audiência

Fazer com que as pessoas se interessem pelo seu vídeo, provocando a emoção e o encantamento não é tarefa fácil. Nesse momento, é necessário criatividade para chegar a uma linha que impacte positivamente as pessoas que assistirão o seu vídeo institucional.

Apresentação para aprovação

Depois de finalizado, o roteirista encaminha para o atendimento apresentar o projeto, com referências, imagens previstas e o texto. É de grande importância a sua opinião nessa fase assim como no brienfig, no qual contribuiu com as informações, agora dará o posicionamento final para seu projeto. Após sua aprovação será a etapa de execução do que se encontra no papel, os demais profissionais da produtora de vídeo iniciam seus trabalhos com base no roteiro.Tudo se inicia por ele, é o que dará voz a sua mensagem.

Para toda uma história que é um roteiro, é preciso um bom argumento. Podemos falar de pequenas a grandes produções, mas, se o roteiro for fraco, o seu material não será comunicativo e muito menos fazer a diferença para a sua empresa e para as pessoas que você almeja atingir.

 Viu como é importante o roteiro na construção do seu vídeo?

Caso tenha mais dúvidas sobre esse assunto ou outros referentes à imagem e vídeo, ficamos à disposição.

Ate à próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *