5 razões matadoras para usar vídeos ilustrativos animados – Produtora de Vídeo

5 razões matadoras para usar vídeos ilustrativos animados

Como usar vídeos para melhorar a comunicação interna da empresa
1 de Maio de 2015
Ambientação: invista na apresentação do seu produto
12 de Maio de 2015

Muitas pessoas ficam na dúvida em relação ao uso de um vídeo de animação porque remetem, ligeiramente e erroneamente, a um vídeo infantilizado, e não é bem assim. O vídeo animado chegou a um patamar distante dos desenhos animados e funciona com os mais variados públicos. A técnica de ilustração e animação, diferente da captação, tem o céu como limite, ou seja, só não é possível fazer a realidade, mas é possível chegar muito próximo. Argumentar com você pode não te convencer, então vou te mostrar fatos para visualizar melhor que universo é esse: o dos vídeos ilustrativos animados.

1. Clareza e elegância

Clareza, por que no vídeo animado você consegue visualizar melhor o que está sendo dito, principalmente se ele for bem ilustrado e seguir exatamente o conceito do que se pretende com ele. A elegância em um vídeo captado (filmagem) pode ser sinônimo de um grande investimento, enquanto que no animado são apenas escolhas de cores e formas que transmitem essa essência.

2. Facilidade de visualização de gráficos

Talvez esse seja um dos pontos mais interessantes do uso de vídeos animados ou design em movimento. O uso de gráficos, sistemas, organogramas, lista de vantagens, sequência de atendimento, enfim, tudo o que exige uma apresentação de uma sequência lógica pode ser apresentado de forma facilitada em um vídeo desse tipo. Nele, você pode apresentar essas informações com uma dinâmica que transmita que aquilo ali é fácil mesmo que seja extenso ou trabalhoso, com um bom roteirista é possível exemplificar de um jeito divertido e leve, ou ainda de uma forma séria e tradicional. Como dissemos antes, tudo é possível.

3. Elementos simplificados

Na ilustração podemos criar símbolos que representem algo sem que precisemos de uma ação ou frase para exemplificar isso. Por exemplo, se você vai falar de algum assunto ligado à segurança, pode usar um símbolo de escudo, ou, se for falar de calor, usa um termômetro vermelho, e assim por diante. Essa é uma forma de simplificar o visual, sem que se exija um grande esforço do público nem de tempo para produção.

4. Cores agradáveis

Na animação conseguimos dominar as cores, nós as escolhemos a dedo, por isso chegamos a harmonias variadas e extremamente agradáveis. Elas podem transmitir o clímax e sentimento que se quiser. Pode-se também trabalhar totalmente dentro das cores da empresa, fazendo um trabalho de branding bem interessante. Nesse quesito a técnica de ilustração animada é imbatível.

5. Fontes claras e grandes

Os textos podem ser mais explorados nesse tipo de técnica, sem que o resultado final fique com um visual poluído. Podemos usar eles de forma isolada ou em conjunto com outros elementos, isto tudo pode ser escolhido manualmente, tela a tela, as suas posições exatas para que fiquem com a melhor harmonia visual, diferente do vídeo com imagens gravadas que dependendo do enquadramento não nos permite usar uma fonte grande e suas cores ficam restritas.

Esperamos que neste ponto você já consiga decidir por conta própria se um vídeo animado cabe para a sua necessidade, mas, se ainda não está confiante, e gostaria de usar um, sugiro que converse com uma produtora de vídeo, principalmente as especializadas em vídeo animado, eles poderão te mostrar se realmente vale a pena e até te apresentar referências mais eficazes dentro do contexto de sua necessidade. Nós Produtora de Imagem e Vídeo Bucket Effects trabalhamos com vídeos animados e também com captados, por isso sabemos das duas possibilidades e podemos falar com propriedade sobre o assunto. Agora, lembre-se de que o céu é o limite para o vídeo ilustrado animado, ou seja, tudo é possível e sua marca não ficará infantilizada porque usufruiu desta técnica.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *