5 canais valiosos para divulgação de vídeos – Produtora de Vídeo

5 canais valiosos para divulgação de vídeos

Breithaupt Não tem pra Ninguém – Varejo – Animação 2D
31 de maio de 2016
Melhores apresentações corporativas
7 de junho de 2016

Nós vamos apresentar algumas formas efetivas de divulgar seu vídeo. Esse post vale tanto para você que não tem um vídeo pronto, quanto para quem já tem.

Antes de entrar no tema proposto queremos lembrá-lo de algo muito importante: o planejamento. O ideal é que se pense onde divulgará seu vídeo antes mesmo de fazê-lo, pois a estratégia de comunicação nem sempre funciona para os diferentes meios de divulgação.

Então, primeiro pense onde quer divulgar, depois no perfil de quem você quer que veja e por fim elabore a melhor estratégia de roteiro e comunicação que atenda ambos. Mas, se já tem o vídeo pronto, talvez nossas dicas te ajudem também. Vamos lá? Boa leitura!

1. A Televisão (brasileira)

É fato que existem milhares e milhares de pessoas por todo o Brasil na frente de uma TV nesse exato momento enquanto você nos lê. A TV é um veículo de comunicação em massa e consegue chegar a pessoas de todos os tipos, por isso é potente e efetiva, mas é preciso verificar bem o seu nicho de mercado e visualizar se TV é realmente uma boa solução. Se sua venda for B2C ou C2C (Vendas Diretas para o Consumidor Final), ela pode ser uma grande aliada.

Engana-se quem acredita que televisão é cara, tudo depende do ponto de vista e dos horários escolhidos, afinal, é um investimento com retorno certo. Desde que planejado e com orientação de quem entende do assunto, seu dinheiro será muito bem investido, por vezes, mais bem investido que em folders de divulgação que são baratinhos, mas normalmente metade do comprado vai para o lixo.

2. O Cinema (Nunca pensou nele?)

O cinema também vende espaços para publicidade sabia? Essa mídia tem o menor grau de dispersão, pois o público não sofre interferências de perda de atenção, como em casa, quando do nada o vizinho aparece te pedindo uma xícara de açúcar justamente na hora em que iam revelar quem é o grande vilão da novela das nove. No cinema você segmenta de forma mais precisa o seu público pelo perfil de filmes, porque a mídia é comprada por sala e tem um custo  baixo. Nessa mídia é legal que você pense no seu vídeo com uma linha tipo trailler para chamar mais atenção, é uma possibilidade bem diferenciada.

3. Sites de compartilhamento de vídeos

Use e abuse dos sites de compartilhamento de vídeos, em geral são gratuitos e o máximo que pode acontecer é ninguém ver seus vídeos e, se alguém ver, já está no lucro, não é? O Youtube é o mais popular e conhecido, já o Vimeo é mais para profissionais de vídeo, pois a resolução de imagem é melhor.

Um vídeo criativo e estrategicamente desenvolvido para essa mídia pode se tornar até um viral e você obterá retornos altíssimos com baixo custo de investimento, mas não espere isso de qualquer vídeo. Atrelado ao site de compartilhamento de vídeo use uma rede social para impulsionar a visualização dele onde você poderá atrair o play com um texto “manchete” que resumidamente explica o que há no vídeo chegando ao seu público de uma forma mais assertiva.

IMPORTANTE! Os sites de compartilhamento não são redes, então dificilmente uma pessoa ficará o dia inteiro conectada a eles. O seu público estará disponível por e-mails e redes sociais que é onde as pessoas tentam contatos umas com as outras, por isso, a melhor forma de compartilhar é através das redes sociais/e-mails. Isso inclui o Whatsapp, que tal?

Os sites de compartilhamento são a hospedagem dos vídeos e são acessíveis para buscas pelo Google diferente das redes sociais, por isso os dois caminham juntos e cada um tem sua importância no momento da divulgação.

O Youtube é voltado totalmente ao público final/consumidor, e por isso casa tão bem com as redes sociais populares. Uma rede social diferente no nicho de mercado, mas igualmente tão conhecida quanto o Facebook é o LinkedIn, que é voltado para o público corporativo. Nele também é possível compartilhar vídeos e a melhor plataforma para disponibilizar o seu vídeo nele é o SlideShare, mas somente pelo plano pago, ele é totalmente compatível com a rede social citada e pode ser muito bem utilizado por marcas de negócios B2B (Vendas para Empresas).

4. Seu site

Ah, o seu site… Seu site tem que ter seus vídeos, principalmente se for institucional. Ficamos frustrados quando procuro um vídeo de alguma marca que vimos em algum lugar e não o reencontro, nem no Youtube, nem no site. E, afinal, o site já é seu, não tem custo e colocar o vídeo nele só agrega.

5. As redes sociais

À nossa disposição gratuitamente temos algumas redes sociais bem interessantes. A primeira delas e mais popular do momento é o Facebook, que já citamos,  e esse é do tipo: se você não tem é quase um indigente, ou seja, todo mundo tem, é prático e interativo, por isso ganhou o gosto popular e com ele você consegue um bom resultado, com conteúdo relevante facilmente terá cliques, não pense que é somente colocar um vídeo na rede que ele vai virilizar, voltamos a frisar: planeje.

Temos também o Instagram que aceita vídeos de até 15 segundos que podem ser um teaser direcionando seu público ao Facebook para visualizar o vídeo por completo, use palavras chaves que chamem a atenção e seu clique estará garantido.

Agora, uma novidade (para alguns): o Twitter lançou um novo site de compartilhamento de vídeos que pode ser usado por ele e pelo Facebook. O “Vine” permite 6 segundos de duração, então, esse tempo deve ser muito bem aproveitado para você conseguir resultados, ele também deve ser só um convite, como no Instagram, para levar seu público a assistir o vídeo por completo em outro local.

Já falamos dele, mas vale ressaltar. O Linkedin é uma rede social corporativa e também permite o compartilhamento de vídeos através dele, então se seu negócio for B2B é bem interessante pensar em começar a usar já essa potente rede social.

Temos certeza  de que seu vídeo será mais visto se disponibilizá-lo para visualizações que mantê-lo salvo no seu computador só pra si. Então, não perca mais tempo e vamos colocar a mão na massa. Para resultados consistentes é preciso dedicação e muito trabalho, e se você está nos lendo até aqui é porque é alguém interessado e está atrás do sucesso. Saiba que já está no caminho certo, pois é buscando informação com quem entende do assunto é que a gente pode ser melhor. Conte com a gente para mais informações, Produtora de Vídeo Bucket Effects, se quiser produzir um vídeo, podemos ajudá-lo desde o planejamento até a sua divulgação e não importa onde você esteja, afinal, estamos na era digital.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *